Segurex reúne principais entidades na área da Segurança e Defesa Nacional

Fortemente impulsionada pelo enquadramento internacional, a Fundação AIP promoveu a  20ªedição do Segurex – Salão Internacional da Protecção, Segurança e Defesa , de 11 a 13 de Outubro, na FIL, contando com a participação de meia centena de empresas e com uma elevada participação de entidades oficiais, nomeadamente: Ministério da Administração Interna, Força Aérea, Marinha, Exército, Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Câmara Municipal de Lisboa e Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

A actual conjuntura internacional e as linhas estratégicas definidas a nível nacional, motivaram a organização de um ciclo de Conferências, em estreita coordenação com o Centro de Estudos do EuroDefense Portugal. Nos 3 dias do evento, realizaram-se 5 painéis estruturantes que reuniram os responsáveis máximos das entidades especializadas em Portugal nas áreas da Segurança e Defesa Nacional. O objectivo foi o de discutir o papel de Portugal enquanto centro de competências diversificadas em matéria de segurança e defesa e de reforçar Lisboa como hub internacional de negócios e de intercâmbio de experiências entre stakeholders das indústrias de segurança.

Estiveram envolvidos nesta Conferência, a Fundação AIP, EuroDefense Portugal, Fundação Calouste Gulbenkian, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, Recursos de Defesa Nacional, Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência, Centro Nacional de Ciber Segurança, Siresp, Gabinete Nacional de Segurança, Sistema de Segurança Interna, Sistema de Informação e Transição Digital, Gabinete Europol e Interpol e a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária.

A nível empresarial, marcaram presença empresas representativas de vários sectores. Foram apresentados produtos, equipamentos e soluções enquadrados e ajustados ao crescente aumento das necessidades em áreas como a Segurança das Populações e das Cidades, Meios de Socorro e Salvamento, Segurança Tecnológica e Ciber Segurança, permitindo igualmente a introdução de novas perspetivas de negócios para as empresas e profissionais que trabalham directa e indirectamente para este sector.

A adesão ao evento, que se realizou em simultâneo com o Portugal Smart Cities Summit, contou com cerca de 10.000 participantes.

A próxima edição do Segurex já tem data marcada, de 10 a 12 de Outubro de 2023.