A 18ª edição do maior evento de Segurança, Protecção e Defesa do país aposta na inovação no sector

O SEGUREX regressa à FIL de 8 a 11 de Maio registando um crescimento de cerca de 75% da área ocupada, aumentando a área exposicional para 2 pavilhões, destacando a excelência e dinamismo dos sectores do security e safety.

O SEGUREX aposta na valorização e incremento das seguintes áreas temáticas: higiene e segurança no trabalho, segurança de pessoas e bens, proteção e combate a incêndios, emergência, socorro e salvamento, segurança na circulação e transportes, segurança electrónica, cibersegurança, informática e comunicações, defesa, entidades públicas e organismos do sector, reunindo cerca de 150 empresas e entidades.

O maior evento de Segurança, Protecção e Defesa realizado em Portugal aposta sobretudo nas novidades e inovações do sector, através do Espaço Inovação Segurex, destacando as empresas, que num mercado em constante mutação, apostam na inovação e no desenvolvimento de novos produtos, serviços e equipamentos, contribuindo para o desenvolvimento do tecido empresarial. A cada 2 anos, esta iniciativa, premeia, distingue e valoriza os projectos e entidades através da atribuição de prémios na categoria de Inovação.

Pela primeira vez, o SEGUREX apresenta o Clube de Compradores Segurex que terá como objectivo potenciar as relações comerciais, o networking e a realização de negócios entre as empresas participantes e os potenciais compradores, que deverão inscrever-se para os encontros B2B, através da plataforma de marcação de reuniões promovida pelo www.business.fil.pt.

➡ SEGUREX 2019 acolhe em Lisboa o I Congresso Internacional de Segurança Integrada

O evento bienal regressa com muitas novidades e eventos que irão marcar a agenda dos profissionais. Desde logo a realização nos dias 8, 9 e 10 de Maio, do I Congresso Internacional de Segurança Integrada, Estratégias para o séc. XXI, numa organização conjunta do ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências, do ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, da ESTeSL – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e da Revista Segurança, onde serão abordados temas relacionados com a Segurança no trabalho, Segurança e Proteção Civil, Cibersegurança, Segurança Alimentar, Segurança, Urbanismo e Transportes e Segurança e Turismo, com painéis distintos nos três dias, estando todos estes sub-sectores representados no evento, através de entidades e empresas.

Este Congresso conta com a participação de oradores de renome, nacionais e internacionais, onde se destaca Peter Muller, Coordenador Principal do Gabinete de Coordenação e Avaliação de Desastres das Nações Unidas (UNDAC), que abordará a temática “Mecanismos de Coordenação das Nações Unidas para Emergências e a Resposta a Desastres Ambientais” (no painel de dia 9 de Maio), Adrian Belmonte, especialista em segurança de redes e informações na ENISA (Agência da União Europeia para Segurança de Redes e Informação), a debater sobre “Exercícios e Desafios: Actividades para potenciar a segurança em resposta às ameaças da Internet”, no painel sobre Cibersegurança, no dia 9 de Maio e ainda a participação de oradores nacionais especializados em segurança e engenharia informática e com experiência na Marinha, PSP, entre outros.

Pode consultar toda a programação e outras informações aqui.

➡ Espaço Inovação leva a concurso produtos distintos e inovadores

Já desde a primeira edição que o SEGUREX valoriza a Inovação e como tal aposta continuamente no Espaço Inovação, uma iniciativa fortemente reconhecida por Expositores, Visitantes e Imprensa, demonstrando o potencial inovador das empresas portuguesas e que contribuem para o desenvolvimento do tecido empresarial nacional.

Entre os produtos inovadores a concurso está o Eco Camião, o primeiro veículo de combate a incêndios no mundo totalmente eléctrico e não tripulado, alarmes de última geração, barreiras de segurança anti veículos que são capazes de parar veículos até 7,5 toneladas, sinalização iluminada de segurança personalizada e ajustada com informações ao minuto em caso de situação de emergência, softwares de gestão integrada de saúde e segurança para as empresas, novas luvas de protecção com material ultra resistente, instrumentos que permitem detectar fugas de gás através de wireless, protectores térmicos de pneus e abrigos colectivos à prova de chamas para situações de combate a incêndios, balões de iluminação de alto rendimento para utilização em ambientes hostis, um equipamento de CPR cujas compressões são contínuas e ainda um protótipo de um comboio movimentado através de levitação magnética, uma tecnologia já existente em países como a China e o Japão.

Toda a programação do evento pode ser consultada aqui!

Da programação geral destaca-se o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa, pela Escola Nacional de Bombeiros, as palestras do SEPNA e apresentação do Programa Idosos em Segurança e Residência Segura pela GNR, a palestra sobre os 150 Anos de História da PSP e ainda a palestra sobre a importância do apoio psicossocial aos operacionais para o êxito das missões, pela ANPC, Sistemas de alerta e avisos às populações, pela NAUTA, entre outros.

Já no espaço exterior entre pavilhões será possível assistir a demonstrações do Grupo de Intervenção Cinotécnico da GNR e ao rebentamento de bolas extintoras, pela Record Reference.

O Clube de Compradores SEGUREX, desenvolvido também pela primeira vez neste Salão, é um espaço dedicado ao networking, troca de contactos e realização de negócios B2B entre as empresas participantes e os potenciais compradores.

O SEGUREX ocupará os pavilhões 3 e 4 da FIL e decorre em simultâneo com o Salão TEKTÓNICA, presente nos pavilhões 1 e 2, destacando dois eventos líderes de mercado nos respectivos sectores em Portugal.
A FIL será durante estes 4 dias o grande ponto de encontro dos cerca de 40.000 profissionais relacionados com os sectores da Segurança, Protecção, Defesa, Construção e Obras Públicas, numa área exposicional de 40.000 m2, área temáticas, conferências, encontros B2B entre outras actividades e demonstrações.