Lisboa, 11 de Maio de 2023 – Promovido pela Fundação AIP, o SIL – Salão Imobiliário de Portugal, que decorreu entre os dias 4 e 7 de Maio na FIL, faz um balanço muito positivo da sua 26ª edição, tendo registado um forte crescimento do número de expositores e
visitantes.
Assim, nesta edição, os visitantes puderam contar com uma oferta mais alargada, na medida em que se registou um aumento de expositores na ordem dos 46%, num total de 159 expositores (dados da UFI – Union des Foires Internationales). De referir que para além da representação nacional estiveram também presentes diversos expositores de outros países o que demonstra a capacidade do evento em atrair investidores internacionais.
Uma vez mais, o SIL realizou-se em simultâneo com a Tektónica, evento líder da construção em Portugal. Esta é uma aposta que tem gerado um amplo consenso entre expositores e visitantes, uma vez que se trata de dois sectores com inúmeros vasos comunicantes e com capacidade de gerar enormes sinergias.
Os dois eventos ocuparam mais de 35.000m2 de exposição e ainda o PT Meeting Center, onde se realizaram as Conferências SIL. No seu conjunto registou-se um incremento de 47% de visitantes (ultrapassado os 22.500 ) e 45% de expositoras, mais de 400 empresas.
Para Sandra Bértolo Fragoso, gestora do evento, “O SIL afirma-se cada vez mais como o grande marketplace do mercado imobiliário nas suas mais diversas vertentes: enquanto espaço de oferta de oportunidades de negócio para profissionais e para o público final e como o grande espaço de reflexão e debate sobre os grandes temas da actualidade do sector”.
“Este aumento traduz-se em mais contactos, mais network e sobretudo mais negócios. Durante os 4 dias foi perceptível o sentimento geral de satisfação pela forma como o evento estava a decorrer”, destacou Sandra Fragoso.
“Os expositores destacaram não só o aumento do número de visitantes, mas também a adequação do perfil às suas expectativas, bem como a presença de compradores internacionais”, concluiu.

Um espaço de reflexão e debate sobre os desafios actuais e futuros
Durante os dois primeiros dias foram abordados alguns dos desafios mais pertinentes que o sector tem que enfrentar, como a escassez de oferta, a subida das taxas de juro, as questões do licenciamento, e dificuldade em encontrar “habitação acessível” nos principais centros urbanos, problema que afecta sobretudo os mais jovens.
Estes e outros temas centrais e emergentes do sector do Imobiliário estiveram presentes durante as diversas conferências como os “Desafios da Habitação” no âmbito da Conferencia “SIL Cidades” que contou com a participação dos Presidentes de Câmara: Carlos Moedas, Lisboa; Ricardo Leão, Loures; Ricardo Gonçalves, Santarém; Paulo Silva – Seixal e ainda Carlos Mouta, Matosinhos e Pedro Baganha, Porto.
De salientar ainda, a “Conferência SIL Investment Pro, powered by APPII”, a qual contou com a presença de entidades sectoriais e empresas que debateram o “Estado da Nação“ do Imobiliário, da Habitação e do Licenciamento. Entre outras conclusões, a necessidade de simplificar o novo Regime de Licenciamento foi unânime entre os oradores.

Prémios distinguem projetos, empresas e personalidades de 2023
A 26ª Edição do SIL foi ainda marcada pela cerimónia de entrega de Prémios SIL do Imobiliário que distinguiu a personalidade que mais se evidenciou em 2023. Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX foi a vencedora do “Prémio Personalidade”.
De destacar as três novas categorias, nomeadamente “Melhor Campanha de Lançamento”, atribuído à Mirear da Solyd Propertys, o Prémio “Inovação” que distinguiu a ERA na categoria Mediação Imobiliária e White Balance na categoria Promoção Imobiliária. Por fim, o vencedor da categoria “Responsabilidade Social” foi a Camp-in da Associação Just a Change que representa o melhor projeto imobiliário em prol e para a comunidade.