NOTA DE AGENDA
Lisboa, 06 de Fevereiro – A Lisbon Food Affair, a maior feira do sector alimentar em Portugal, abre portas já na próxima 2ªfeira, dia 10 de Fevereiro às 10h00 e prolonga-se até dia 12, 4ªfeira.
A inauguração oficial realiza-se dia 10 de Fevereiro, pelas 15h00, com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas, Engº José Manuel Fernandes.
Sobre o evento:
A LFA é a principal plataforma de negócios, inovação e networking para os sectores da alimentação, bebidas, canal horeca, máquinas, equipamentos e tecnologias para a indústria e distribuição alimentar em Portugal.
Com mais de 10.000 m2 de exposição e mais de duas centenas de empresas confirmadas, que representam aproximadamente 500 marcas de diversos segmentos, esta edição destaca-se pela participação de 55% de novas empresas.
Cerca de 27% das empresas participantes são internacionais, provenientes de países como Espanha, África do Sul, Bulgária, França, Holanda, Itália, Japão, Peru e Reino Unido. Destaca-se, em particular, a presença direta de expositores espanhóis, incluindo representações de regiões como a Galiza e a Estremadura, que trarão dezenas de empresas para participar no evento.
O compromisso com a internacionalização é reforçado pelo programa de buyers que contempla compradores da Alemanha, Bélgica, Brasil, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Itália, Noruega, Polónia, Reino Unido, Suécia e Suíça. Estão previstas mais de 500 reuniões B2B, que vão gerar oportunidades de negócios, projectando o sector alimentar português e as empresas nacionais participantes no mercado global.
Para além do enfoque na internacionalização, a produção local também terá destaque, com a participação de pequenas empresas e produtores apoiados pelos municípios, que poderão promover a qualidade e excelência dos produtos endógenos. Estes produtos, valorizados tanto pelos mercados internacionais como pela grande distribuição e comércio tradicional, destacam-se pelo compromisso com a sustentabilidade, evidenciado pela sua proximidade aos consumidores, um factor que reforça o seu carácter inovador e diferenciador.
A sustentabilidade, a transição digital, cibersegurança, IA são alguns dos temas em debate no extenso programa de conferências, acções de talks e demonstrações de showcookings que estão agendadas para o evento, contanto com a colaboração de entidades parceiras que contribuem com conhecimento, formação e regulamentação destes temas.
A restauração em Portugal, regulamentação, apoios e boas práticas, a gestão da cadeia de abastecimento, uso de novas tecnologias na produção e cadeia de distribuição, novos desenvolvimentos de produtos e soluções, mercados, tendências e tecnologias, serão algumas das abordagens que vão marcar a agenda destes 3 dias.
Numa vertente mais prática, os profissionais do sector podem também assistir e participar em demonstrações de showcooking, realizadas pelas empresas e marcas presentes e onde será possível ver e conhecer chefs nacionais e internacionais em acção. Estas demonstrações têm como objectivo dar a conhecer novos produtos e marcas, as novas práticas e soluções para os mesmos, assim como servem de mostra para as tendências futuras.
A LFA destaca-se cada vez mais por ser um palco de Inovação e lançamento de novos produtos. Esta edição reafirma esta condição através dos mais de 50 novos produtos em lançamento no mercado nacional e que vão ser dados a conhecer através da LFA Innovation.
Promovido pela Fundação AIP, a Lisbon Food Affair decorre de 10 a 12 de Fevereiro, na FIL – Parque das Nações, apresenta-se em 3 grandes áreas, LFA Food & Beverage, LFA Horeca e LFA Technology e destina-se exclusivamente a profissionais do sector.
Horário:
10 e 11 de Fevereiro – das 10H00 às 19H00
12 de Fevereiro – das 10H00 às 18H00