Realizou-se de 17 a 21 de Abril, a 54ª edição da Nauticampo, uma organização da Fundação AIP, que promove a Navegação de Recreio, Desporto Aventura, Caravanismo e Piscinas.
De destacar o aumento do número de expositores, e a presença marcas líderes do sector, que apresentaram as últimas novidades na sua oferta de produtos, serviços e experiências outdoor, junto dos cerca de 17.500 visitantes presentes nesta edição
De salientar que 20% dos visitantes marcaram presença pela primeira vez. Dos visitantes inquiridos, 94% mostraram-se satisfeitos ou muito satisfeitos, sendo que 86% recomendariam a visita a amigos ou familiares. Entre os visitantes profissionais mais de 50% identificou oportunidades de negócios.
No sector do Campismo e Caravanismo, para além da oferta tradicional, estiveram em destaque as novas tendências como o glamping e o overland. Outras áreas muito valorizadas pelos visitantes foram as casas de madeira e as piscinas.
O Gestor da iniciativa, Miguel Anjos, destacou de forma bastante positiva a presença da oferta integrada de destinos náuticos, como o Município de Portimão, Albufeira, Faro, as Comunidades Intermunicipais das regiões de Aveiro e do Oeste, assim como a forte presença da Entidade Regional do Turismo do Alentejo (Nautical Alentejo). Considera ainda que é um sector com forte potencial e perspectivas de crescimento no futuro.
O Fórum “Náutica – Presente e Futuro”, uma organização da Divisão Náutica ACAP / APICAN, em parceria com o Noticias do Mar e apoio da Nauticampo, reuniu uma plateia repleta de profissionais e representantes governamentais. Este espaço permitiu um diálogo franco e produtivo sobre as diversas preocupações que afectam o sector náutico.
A próxima edição já tem data marcada, de 26 a 30 de Março de 2025, na FIL, Parque das Nações.