FIL reflecte procura de harmonia por novos estilos de vida e confirma negócio por parte de pessoas e empresas com aumento de 25% de visitantes
A FIL encerrou no domingo, dia 22 de Outubro, cinco dias de actividades, na INTERCASA, SIL – Salão Imobiliário de Portugal, LxD – Lisboa Design Show e Vintage Festival, com 62.639 visitantes, um aumento de 25 por cento face ao ano passado, demonstrando que cada vez mais as pessoas procuram, a par com o crescimento dos sectores representados e optimismo nos dias de hoje, dar novos olhares para as suas formas de vida. Estilos cada vez mais personalizados, encaixando o seu espaço nas particulares e diferenciadoras formas de estar fazem da FIL, nesta altura, um local para todas as gerações, entre famílias ou amigos que, para além das compras, aproveitam para se inspirar ou passar momentos de convívio.
A organização da FIL, Fundação AIP, considera que esta simultaneidade de eventos com características que se tocam nos ambientes, tendências e compra, venda e arrendamento de imóveis, produz um efeito agregador e fomenta uma dinâmica especial que vai de encontro ao negócio efectivo entre profissionais e grande público.
As mais de 1.000 empresas, marcas e representações individuais que ocuparam, os quatro pavilhões da FIL, numa área de mais de 40.000 m2, deram ao espaço um clima de interacção, energia, criatividade, ou reuniões de trabalho, com as mais de 200 actividades agendadas.
INTERCASA com o mote ‘Faça da sua casa a melhor casa do mundo’
Na sua 41ª edição, a INTERCASA apresentou-se com um novo conceito e muitas novidades, oferecendo a um público cada vez mais exigente e aberto a novas experiências, quatro grandes sectores – interiores, exteriores, remodelação e tecnologia, proporcionando novas experiências, e conhecimentos através de profissionais e espaços para ideias a realizar, nas várias mudanças que o correr dos dias impõem. A ideia é que o bem-estar, a qualidade de vida e a diferença impere na vida de cada um e se reflicta na casa.
Foram mais de 100 empresas que deram a esta nova etapa da INTERCASA um refrescar de ideias, produtos e serviços personalizados. Entre as várias dinâmicas organizadas, destaque para os espaços de Ambientes e Tendências, sessões de show cooking, ateliês ‘Faça você Mesmo’, workshops e aconselhamento com ‘Pergunte a um profissional’.
SIL acelera com crescimento do sector
Durante a 20ª edição do SIL – Salão Imobiliário de Portugal, a maior feira do sector imobiliário do País, foram promovidos negócios num valor superior a 120 milhões de euros. Com um crescimento de 10% em número de empresas e entidades representadas relativamente á 19ª edição, o SIL acompanha o crescimento de um sector com peso muito importante na economia do País. O sector da construção e do imobiliário teve um incremento de 20 por cento, gerando cerca de 18 mil milhões de euros. A promoção além portas para investidores estrangeiros, fez com que a organização trouxesse potenciais compradores da França, Brasil, Angola, Moçambique, Emirados Árabes Unidos, África do Sul, Alemanha Reino Unido e República Popular da China. Entre as muitas actividades, destaque para o Meeting Cocktail SIL 2017 – SIL 20 anos “Centro de Excelência de networking para o mercado imobiliário” ou a cerimónia de entrega de prémios SIL do imobiliário 2017, para além das reuniões de negócio entre profissionais e público, disposto a investir ou adquirir casa.
LxD estimula design e criatividade abrindo janelas a novos negócios
O Lisboa Design Show (LxD) continua a ser um meeting point para os novos designers apresentarem as suas novas colecções nas áreas de produto, moda e interiores. Em ambiente descontraído este mercado de design é uma excelente oportunidade para os mais de 300 designers que aqui se apresentarem, criarem network com outras marcas e terem oportunidade de venderem directamente aos mais de 62 mil visitantes.
Entre mais de 40 actividades programadas como workshops de costura, talks, ou pitchs, os desfiles de moda são já um must do LxD. O África Fashion apresentou em desfiles, mais de 20 estilistas africanos num dia dedicado à moda africana, com o olhar atento dos profissionais de moda, bloggers, media e público em geral que se pode deliciar e comover com trajes originas que fizeram com que esse dia fizesse que todos fossem ‘special one’.
O Trends LxD apresentou também desfiles de moda de designers experiente, jovens promessas e é aberto a todos os criativos e designers de moda portugueses que ambicionam divulgar as suas colecções em passerelle num ambiente fashion e profissional.
O IEFP marcou também presença com mais de 40 marcas de design de moda e acessórios para casa, dinamizando a vertente de apoio e estímulo às novas empresas desta entidade.
Encontro com histórias e muito negócio anima Vintage Festival
Seguidores e curiosos desta cultura, marcada por várias marcas e tendências, têm por trás muitas memórias, histórias e curiosidades de outros tempos que marcaram vidas pessoais e épocas de um colectivo que ainda hoje continua a ter amantes, desde o mobiliário, vestuário, maquiagem, música, automóveis, entre tantos outros prazeres.
Entre compras e vendas directas, animações musicais e danças, houve espaço para o concurso Miss Vintage, Tatuagens, cortes de cabelo e muito convívio.
A RTP marcou esta 4ª edição com o seu canal Memória, com programas realizados directamente da FIL, com a presença de muitas figuras que marcam ainda hoje a “caixa que mudou o mundo, como Júlio Isidro, Nuno Markl, Fernando Alvim, Álvaro Costa ou Inês Gonçalves. Equipamentos de televisão de outros tempos mostraram um pouco daquilo que os pioneiros da TV em Portugal fizeram, mostrando aos mais jovens, do mundo digital, que tudo era possível com determinação, paixão e trabalho.