Lisboa, 21 de Março – O evento abre portas ao público às 10h00, com a cerimónia de inauguração a realizar-se pelas 15h00, com a presença do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, em representação da Ministra do Ensino Superior, Elvira Fortunato, e do Presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos.
O certame decorre de quarta-feira a sábado, no Parque das Nações.
É já amanhã, dia 22 de março, que começa a Futurália, a maior feira de educação, formação e empregabilidade do país. Promovida pela Fundação AIP, a 14ª edição da Futurália abre portas ao público às 10h00, com a cerimónia de inauguração a realizar-se pelas 15h00, com a presença do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, em representação da Ministra do Ensino Superior, Elvira Fortunato; do Presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos; e do Presidente do Conselho Estratégico da Futurália, Eduardo Marçal Grilo.
A Futurália 2023 tem como mote: “Ninguém fica para trás. Educação para todos”, apresentando novas ofertas e propostas formativas para estudantes, jovens licenciados e adultos, empregados ou à procura de novas oportunidades. Educação e aprendizagem ao longo da vida, educação para a transição digital e ecológica, e desenvolvimento pessoal, são os temas em destaque nesta edição, que decorre de quarta-feira, dia 22, até ao próximo sábado, dia 25, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.
No que diz respeito à Oferta Educativa, os habituais espaços dedicados ao Ensino Superior em Portugal, Ensino Secundário, Ensino Pós-Secundário, Educação e Formação de Adultos, Escolas Profissionais, Escolas Tecnológicas, Centros e Empresas de Formação, Colégios, Study Abroad – universidades estrangeiras e internacionais, Instituições com ofertas de formação e o Espaço Juventude, mantêm-se nesta 14ª edição da Futurália.
Relativamente ao Ensino Superior em Portugal, destaque para as Universidades do Porto, dos Açores e da Madeira, que se estreiam no evento. Para quem quer ter uma experiência académica internacional, de assinalar que vão estar representadas faculdades de países como Polónia, Malta, República Checa, Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Macau. Quanto a entidades que promovem bolsas de estudo, está confirmada a presença da ‘Next Level’ e da ‘Fulbright’, com bolsas para os EUA. A ‘Eramus +’, vai trazer estágios profissionais no estrangeiro, quer para jovens quer para adultos, e o Ministério dos Negócios Estrangeiros também estará presente com a oferta de estágios em entidades tuteladas.
Ainda no âmbito da Oferta Educativa, a Futurália recebe uma série de talks e workshops destinadas aos estudantes. “Aprende a programar em 5 minutos (ou menos!)“, por Gonçalo Roxo, especialista em micro:bit; “Speed Networking com 4 profissões diferentes”, por Inspiring Girls; ou a palestra “Engenheiras por 1 dia“, por Margarida Mateus e Mónica Canário, são algumas das propostas, entre muitas outras que podem ser consultadas no site da Futurália.
A área do Emprego e Empregabilidade, a funcionar nos dias 24 e 25 de março, vai reunir empresas empregadoras e de Recursos Humanos, com ações de recrutamento em diversas áreas: hotelaria e turismo, imobiliário, engenharias, motoristas, mecânica, entre outras, quer para Portugal, quer para o estrangeiro. Destinado a quem quer conseguir um estágio, o primeiro emprego, mudar de emprego ou até de carreira, este espaço promove a interatividade e o networking entre os participantes, oferecendo ainda uma série de talks, workshops e ações de coaching e de capacitação para a empregabilidade. A agenda está disponível no site.
Relacionado com o tema Emprego e Empregabilidade, e enquadrado no ano Europeu das Competências, a Futurália promove, no dia 24 de março, o Fórum ‘Qualificações, trajetórias e novos desafios profissionais’ um espaço de reflexão e de interação sobre o papel da educação e do conhecimento face aos desafios da transformação da economia digital e da economia verde, a qualificação e requalificação. O encontro realiza-se entre as 09h30h e as 13h00 no Auditório Futurália, no pavilhão 2 da FIL, e é dirigido a professores e formadores, empresas de RH, empregadores, decisores político-institucionais, dirigentes e autarcas. O Fórum ‘Qualificações, trajetórias e novos desafios profissionais’ é de entrada livre, mas a inscrição é obrigatória. Deve ser feita no site, até ao dia 22, onde também está disponível o programa www.futuralia.fil.pt/forum-futuralia/ .
Esta edição da Futurália irá contar, uma vez mais, com a Sala do Professor, uma área exclusiva para os professores onde podem descansar, conviver e trabalhar. Esta “sala” irá contar ainda com algumas ações de dinamização pensadas para os docentes. Estreou-se no evento em 2022 e dado o sucesso, regressa também nesta 14ª edição.
Uma estreia em 2023 será o Futurália Outdoor Arts, que vai trazer à área exterior da feira apresentações musicais e dança. Por último, e também uma novidade, são os Embaixadores Futurália, alunos do Ensino Secundário, Profissional ou Superior que se encontram a produzir conteúdos para divulgar e promover o evento no site da Futurália e nas redes sociais. Para além da criação de conteúdos em vídeo, estes embaixadores são ainda convidados a escrever artigos durante o certame com vista a serem divulgados nas plataformas do evento.
A Futurália está aberta ao público das 10H00 às 19H00, de 22 a 24 de março, e das 11H00 às 20H00 no dia 25 de março. Compra de bilhetes, marcações de visitas de estudo, agenda, e toda a informação sobre o evento em www.futuralia.fil.pt , o site oficial da Futurália.