De 8 a 11 de Maio, os sectores de construção e obras públicas estarão em destaque na FIL: a 21ª edição da Tektónica continua a apostar na apoio às empresas, promove a Internacionalização do sector da Construção e explora as oportunidades no mercado nacional, num ano em que se estima que o sector da construção em Portugal cresça cerca de 4%, segundo a FEPICOP.
Na edição de 2019, a Tektónica foca-se em dois grandes temas: a reabilitação, com enfoque na remodelação, eficiência e sustentabilidade e a internacionalização, com a realização de grandes encontros e B2B meetings entre profissionais e um programa alargado de Hosted Buyers.
De destacar o facto de a Tektónica manter a sua capacidade de acolher cinco salões numa só feira:
- SK – Salão Internacional de Pavimentos e Revestimentos Cerâmicos, Banho, Cozinha e Pedras Naturais;
- SIMAC – Salão Internacional de Materiais e Equipamentos;
- TekGreen – Salão de Energias Renováveis, Construção Sustentável e Responsabilidade Social;
- TekWood – Salão da Indústria da Madeira e Cortiça;
- TekMáquinas – Máquinas e Equipamentos;
Num ano com perspectivas positivas para o sector, também a Tektónica reflecte o crescimento esperado: a área ocupada prevê-se que seja de 20,400 m2 e está previsto um aumento do número de expositores, até 350, e de visitantes, que poderão atingir os 32,500.
Assim, a Tektónica pretende continuar a consolidar a sua posição como uma plataforma de negócios nacional e internacional, servindo de trampolim a empresas que estão à procura de se lançar no mercado e outras que procuram relançar-se num sector que é cada vez mais competitivo. A Tektónica tem verificado, por um lado, um incremento de novos expositores, assim como uma taxa de fidelização que ronda os 42%, demonstrativo que é um Salão capaz de manter as empresas e de se reinventar anualmente.
Em www.business.fil.pt está aberto o registo para visitantes profissionais que irão beneficiar de vantagens na aquisição de bilhetes.
A Internacionalização da Tektónica que dá a conhecer as empresas portuguesas no estrangeiro e traz compradores internacionais a Lisboa
A Tektónica continua a ter uma presença activa nos mercados internacionais que oferecem perspetivas de negócio para as empresas portuguesas. Se, por um lado, as empresas marcam presença com a Tektónica na Colômbia, em Marrocos, Moçambique e nos E.U.A, também é feita uma captação de visitantes estrangeiros, nomeadamente através do programa Hosted Buyers, que reúne buyers para a edição anual da Tektónica.
Os compradores internacionais para a Tektónica 2019 são convidados da Índia e da Colômbia e também outros provenientes da Europa – Espanha, Reino Unido, Polónia e França – e de África – Argélia, Senegal, Costa do Marfim e Angola.
Tek Talks na Tektónica 2019: onde os temas mais relevantes e actuais da construção são debatidos
Uma das novidades da 21ª edição da Tektónica são os Tek Talks, espaço de apresentação sobre os sectores, os profissionais, a tecnologia, a digitalização, as ferramentas, as matérias-primas e as marcas, sem esquecer o debate sobre o futuro do sector.
A cada dia do certame, que decorre de 8 a 11 de Maio, em simultâneo com o SEGUREX, haverá um tema orientador: dia 8 de Maio debate-se a eficiência energética, sob o tema “A Eficiência Energética na construção como garantia da permanência da Vida na Terra”, dia 9 a temática dos novos materiais, sob o tema “Novos Materiais e Economia Circular”, que pretende dar a conhecer a incorporação de novos materiais, quer na construção ou na reabilitação, nos projectos locais ou centrais, na construção em altura, edifícios de escritórios ou serviços e construção particular, entre outros.
Com esta talk “Novos Materiais e Economia Circular”, co-organizada com o Grupo Preceram/Vocalis, pretende-se abordar a eficiência energética no seu ciclo: desde a fase da investigação (produção), na fase da escolha e decisão (projecto) até à garantia da exigência do consumidor (venda sustentada), cuja satisfação deverá estar mapeada e ser reflectida na investigação e produção. Já confirmado nesta talk está o Engº Ávila e Sousa, Diretor Técnico do Grupo Preceram.
Já dia 10 o tema é reabilitação “Indústria 4.0 na Construção”, em parceria com a COTEC, uma talk que pretende realçar a envolvência da economia e da sociedade na nova era da construção 4.0, enquanto criadora de novos perfis, geradora de mais postos de trabalho, garantia de menor desperdício, facilitadora na contratação e mediadora no conflito.
Algumas soluções adjacentes de uma aposta cada vez maior em tecnologia de ponta e realidade virtual já trazem resultados promissores, como a geo-localização de alta definição, o uso da metodologia BIM na elaboração dos projectos e a implantação de sistemas de gestão para integração e digitalização dos processos.
As Tek Talks é um novo formato na Tektónica, onde se pretende proporcionar aos visitantes profissionais e buyers internacionais um debate informal e descontraído, onde a construção e arquitectura, com enfoque na sustentabilidade e reabilitação, estão no centro das conversas, em parceria com a imprensa especializada do sector.
Produtos inovadores em concurso no Espaço Inovação Tektónica
O Espaço Inovação é uma das áreas nobres da Tektónica, representativo dos novos produtos vanguardistas da construção numa perspectiva técnica, estética, funcional e social. O Espaço Inovação da Tektónica realiza-se desde 2000 e premeia os produtos mais inovadores do sector, este ano com a introdução de um novo objecto de avaliação, em virtude da evolução do mercado: o aspecto social – relevância e orientação do produto no âmbito da sustentabilidade, compromisso com a sociedade e visão para o futuro de uma sociedade melhor e ainda mais evoluída.
As empresas expositoras da Tektónica podem apresentar a sua candidatura até dia 26, num concurso que abrange produtos de diversas áreas: Pavimentos, Revestimentos, isolamentos, Construções Metálicas, Jardins, Tectos falsos e divisórias, sistemas de construção sustentável, domótica, soluções energéticas, etc. Em 2018, o grande vencedor foi a Microcrete, com um revestimento inovador, que permitia ao utilizador aplica-lo em qualquer parte da habitação sem necessitar de recorrer a apoio externo. Até ao momento, a Tektónica já recebeu candidaturas de 30 produtos inovadores no mercado.
Para além da escolha de um vencedor, o júri, composto por representantes da AECOPS, LNEC, Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Engenheiros e Universidade Lusófona, atribui até três menções honrosas.
Todos os produtos concorrentes estarão na exposição no Espaço Inovação no Pavilhão 1 e os vencedores serão divulgados na cerimónia de entrega de Prémios Tektónica e Segurex 2019, no dia 9 pelas 19h30, no Pavilhão Multiusos.