Lisboa, 03 de Fevereiro – Promovido pela Fundação AIP, o Pet Festival – Festival da Família e dos Animais de Companhia concluiu a sua 13ª edição com grande sucesso e já tem regresso confirmado de 30 janeiro a 1 de fevereiro de 2026.
Milhares de animais e famílias passaram pelos dois pavilhões da FIL no Parque das Nações, participando em cerca de 150 atividades, como concursos, workshops, talks, demostrações, exposições, encontros de amigos, grooming, sessões de fotografia, entre muitas outras. O evento reuniu diversas espécies e raças, incluindo cães, gatos, répteis, exóticos, peixes, pequenos mamíferos e animais de quinta.
Entre as novidades desta edição, destacou-se a nova área de Grooming com mais de 1.000 m², que acolheu seminários de especialistas e competições oficiais pontuáveis para o ranking internacional da Associação Europeia de Grooming. Realizaram-se, pela primeira vez, concursos de Canicross e Dog Puller, ampliando a diversidade das atividades desportivas do evento.
O melhor indicador do sucesso desta edição resulta da análise ao inquérito de satisfação dos visitantes: 99% afirmou estar satisfeito ou muito satisfeito com a visita; 97% recomendaria a visita a amigos ou familiares; e 93% pretende repetir a visita em 2026.
Relativamente ao feedback de expositores, o balanço também foi muito positivo. “O Pet Festival permitiu-nos estar junto das famílias, oferecer aconselhamento nutricional de forma personalizada, divulgar inovação deste ano e partilhar a paixão que todos temos pelos animais”, afirmou Ana Silva, Marketing Manager da PURINA Portugal.
A Animalife, responsável pelo Parque Pedagógico, reforçou a importância da adoção responsável e do apoio a animais em situação de vulnerabilidade, “O Pet Festival 2025 foi mais uma demonstração do compromisso colectivo com o bem-estar animal. A adesão do público e o envolvimento das associações e entidades presentes foram fundamentais para o sucesso deste evento, mostrando que juntos podemos continuar a construir um futuro melhor para os animais”, Rodrigo Livreiro, Presidente da Direção da Animalife.
Para Bruno Ferreira, gestor do Pet Festival, “o evento reafirmou-se como ponto de encontro indispensável para os apaixonados por animais e como uma plataforma estratégica para empresas do setor”. Esta edição contou com a participação de 150 empresas e entidades, entre as quais as Câmaras Municipais de Loures, Lisboa, Almada e Amadora que deram a conhecer os seus programas e iniciativas dedicadas ao bem-estar animal.