Lisboa, 12 de Julho de 2023 – A FIA Lisboa – Feira Internacional do Artesanato, realizada de 24 de junho a 2 de julho, concluiu a sua 35ª edição com grande sucesso. Durante os nove dias de realização, a FIL – Feira Internacional de Lisboa foi a anfitriã do maior evento
multicultural da Península Ibérica e o segundo maior da Europa.
Promovida pela Fundação AIP em colaboração com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, a FIA Lisboa fez da capital portuguesa o grande palco do artesanato nacional certificado. Registou-se um número record de municípios presentes, mais 50% que na última edição, que apoiaram artesãos nacionais, numa demonstração clara das potencialidades e da riqueza da cultura dos diferentes territórios, e da sua importância para o desenvolvimento local. Em destaque, esteve a exposição organizada pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, dedicado ao tema “Rotas da Cerâmica de Lisboa e Vale do Tejo “que surpreendeu os visitantes com a criatividade dos nossos ceramistas. Simultaneamente, esta entidade apoiou a presença de 160 artesãos credenciados dos diferentes ofícios de todo o território nacional.
No pavilhão 1 esteve igualmente em destaque a Filigrana de Portugal, um produto artesanal certificado, “que reconhece o valor dos artesãos e do artesanato manual como expressão da cultura e da tradição portuguesa. Esta participação resultou de uma comunhão de interesses e vontades de dois Municípios, que querem valorizar este produto – Gondomar e Póvoa do Lanhoso – Municipios convidados da FIA Lisboa 2023”, referiu Carla Borges, gestora da FIA Lisboa.
Ao longo de 30 000 m2 de área de exposição estiveram, também, representados mais de 30 países de todo o mundo, entre os quais Cuba e Tunísia, Brasil, Colômbia, Senegal, Zimbabwe, Marrocos, Mali, Equador, Congo e Perú.
O Pavilhão 3 destacou-se pela excelência da gastronomia, mas também pelos jogos tradicionais, que permitiram que as diferentes gerações interagissem entre elas com as brincadeiras de outrora. E, pela primeira vez, a FIA Lisboa apresentou um cartaz de artistas que animaram durante os 9 dias este espaço, desde fado, passando pela música tradicional portuguesa, folclore e música do mundo, nomeadamente de Cuba e México.
Em 2023, a FIA Lisboa atraiu mais de 43.000 visitantes e contou com mais de 520 expositores, artesãos nacionais e internacionais, numa edição que volta a confirmar a Feira Internacional do Artesanato como a maior exposição de artesanato da Península Ibérica. De acordo com a gestora da feira, “A FIA Lisboa é de grande importância para o sector artesanal, como evento agregador do património material e imaterial de países e regiões, divulgando as suas potencialidades económicas, culturais e turísticas. Representa igualmente um espaço de partilha de conhecimentos, técnicas e experiências”.
Prémios para o melhor do artesanato tradicional e contemporâneo
À semelhança dos anos anteriores, esta edição da FIA Lisboa voltou a atribuir os Prémios do Artesanato, uma homenagem ao trabalho de dois artistas em exposição na feira.
O 1º Prémio relativo ao Artesanato Tradicional foi atribuído a Rosa Cristiana de Sá, artesã de Barcelos, com a peça intitulada “Família Minhota”. Já o 1º Prémio de Artesanato Contemporâneo foi concedido a Adolfo Mendonça, dos Açores, autor da peça “Mundos”.
Em resposta a um inquérito lançado pela organização da FIA Lisboa, 96,9% dos visitantes responderam que recomendariam a visita à feira a amigos e familiares, 73,2% referiram que efectuaram compras na FIA Lisboa e 96,7% afirmaram que tencionam visitar a FIA
Lisboa em 2024.
A FIA Lisboa regressa em 2024 para a sua 36.ª edição entre 29 de junho a 7 de Julho.