Um espaço para o Match entre instituições, empreendedores e as suas ideias inovadoras com empresas, investidores e financiadores para apostarem nos Projectos sociais
Financiamento e investimento públicos e privados, empreendedorismo e inovação social e boas práticas empresariais, são os grandes temas do programa do Fórum de Debate da 2ª edição “Portugal Economia Social”, que decorre entre 17 e 18 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa – Junqueira, com organização da Fundação AIP.
O Portugal Economia Social é um evento multidisciplinar constituído por uma Mostra de empresas e entidades que pretendem mostrar os seus produtos / serviços ao sector e apresentar os seus programas de apoio a organizações sociais, um Fórum de Debate, Exposições e Dinâmicas na área do empreendedorismo e inovação social.
Ajudar toda a cadeia da economia social a dar novas respostas, eficazes e eficientes a problemas sociais é a missão principal deste evento que vai colocar em contacto um número alargado de protagonistas da sociedade civil e do sector público e privado, contando com empreendedores e investidores, business angels, empresas, fundações, mutualidades, municípios, cooperativas, IPSS, misericórdias e universidades.
Para além do espaço de discussão e debate, o evento vai contar com uma iniciativa altamente motivadora e dinâmica: o Social Innovation Shaker, que vai dar palco a novos empreendedores para fazerem o seu Pitch, colocando-os frente a frente com investidores que vão analisar o potencial dos projectos apresentados e seleccionar 15. Esta iniciativa insere-se no pré-evento do Social Summit – Opening up to an Era of Social Innovation, um projecto da Comissão Europeia, do Governo Português e da Fundação Calouste Gulbenkian.
Os visitantes terão ainda a oportunidade de visitar uma exposição mostra interactiva, que lhes permitirá o contacto directo com uma experiência prática de Empreendedorismo Social, numa iniciativa do IES / SBS e da Fundação AIP.
Para Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP “A ideia de reunir num mesmo espaço centenas de empresas públicas, privadas e participantes, num formato dinâmico e muito interativo que engloba para além da oportunidade de networking, uma real oportunidade de concretização de um novo negócio, é para nós altamente gratificante. Por outro lado, acreditamos que o estímulo à economia social deve acontecer através da promoção, dinamização e qualificação do setor, pelo que é fundamental que se criem espaços de contacto com investidores sociais, fornecedores do sector e entidades várias de capacitação, que proporcionem a experiência do conhecimento em empreendedorismo social.”
Esta iniciativa da Fundação AIP conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e com a presença da Senhora Ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Dra. Maria Manuel Marques, no dia 18.
Mais informações em:
http://www.portugaleconomiasocial.fil.pt/
https://www.facebook.com/Portugal-Economia-Social
ALGUNS DADOS RELEVANTES
NÚMEROS DA ECONOMIA SOCIAL EM PORTUGAL
- 260.000 trabalhadores dedicados (2º empregador em Portugal)
- 61.268 entidades envolvidas
- 15 milhões de euros de recursos
- 3,8% contributo para o PIB nacional com trabalho voluntário
- 11,5% população com trabalho voluntário
- 5,5% emprego total remunerado
MAIORES FINANCIADORES SOCIAIS EM PORTUGAL
- Santa Casa da Misericórdia
- Grupo Montepio
- Fundação EDP
- Fundação Calouste Gulbenkian
PRÉMIO EMPREENDEDOR SOCIAL: Vencedor 1ª edição: Super Babysitters
Destina-se a destacar novos empreendedores com projetos em fase inicial ou de crescimento e é promovido pela Fundação AIP, Montepio Geral e IES Social Business School.
- Prémio monetário de 1.500 euros
- Stand gratuito em 3 feiras
- Bolsa de formação
- Apoio de mentoria durante 6 meses
CASES DE PITCH COM SUCESSO*
- Fruta Feia
- Color Add
- Ekui
- Speak
- Academia de Código